O jogo

Publicações

Artigos em Publicações científicas

  • Cardona TS, Spiegel CN, Alves GG, Ducommun J, Pons AH, Araújo-Jorge TC (2007) Introducing DNA Concepts to Swiss High School Students Based on a Brazilian Educational Game. Biochemistry and Molecular Biology Education 35(6), 416-421.
  • Melim LMC, Alves GG, Spiegel CN, Araújo-Jorge TC & Luz MRMP (2009) “Surfing in the Cell” – an investigative game for teaching cytoskeleton concepts for undergraduate students. Enseñanza de las Ciências, volume extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias.
  • Spiegel CN, Alves GG, Cardona TS, Melim LMC, Luz MRMP, Araújo-Jorge TC & Henriques-Pons A (2008). Célula Adentro (Discovering the Cell) an educational game in cell and molecular biology for secondary-level students. Journal of Biology Education, 43(1), 27-35.

Comunicações em eventos científicos

  • CARDONA, T. S. ; SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; LEE, I. ; PONS, A. H. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Célula Adentro: novos casos validam a aplicação dessa estratégia lúdica como instrumento educativo para o ensino de biologia celular nos níveis médio e universitário.. In: II Encontro regional de ensino de Biologia EREBIO, 2003, Niterói. Anais do II EREBIO, 2003. v. 1. p. 327-330.
  • CARDONA, T. S. ; SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; LEE, I. ; PONS, A. H. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Learning through inquiry and discover: introducing membrane and mitochondria contents using the education game celula adentro-discovering the cell.. In: XIX Congresso da Soc. Bras. De Microscopia e Microanálise, 2003, Caxambú. Anais do XIX Congresso da Soc. Bras. De Microscopia e Microanálise, 2003.
  • CARDONA, T. S. ; SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; PONS, A. H. . Discovering the cell – Jogo Célula Adentro an educational game for cell biology introduction: assessment and background materials for the teachers.. In: International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship, 2004, Rio de Janeiro. BIOED 2004, 2004.
  • CARDONA, T. S. ; SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; PONS, A. H. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Jogo Célula Adentro , uma proposta para o ensino da biologia celular: avaliação e material de apoio ao professor.. In: Encontro: Perspectivas do Ensino de Biologia, 2004, São Paulo. Caderno de Programas e Resumos, 2004.
  • Melim LMC, Spiegel CN, Alves GG & Luz MRMP (2009) Cooperação ou competição? Avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
  • MELIM, L. M. C. ; ALVES, G. G. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; LUZ, M. R. M. P. ; SPIEGEL, Carolina . ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ESTUDO DA ORIGEM DA MITOCÔNDRIA NO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2007, Florianópolis. VI ENPEC, 2007. v. 6.
  • SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; CARDONA, T. S. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Célula Adentro – Uma Estratégia Lúdica para Educação em Biologia Celular No ensino Médio.. In: I EREBIO, 2001, Niterói. Anais do I EREBIO, 2001.
  • SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; CARDONA, T. S. ; LEE, I. ; HENRIQUESPONS, A. ; ARAÚJOJORGE, T. C. . Apprentissage par le questionement et la découverte: la biologie cellulaire a travers le jeu éducatif Celula adentro-découverte de la cellule .. In: XXV es Journées Internationales sur la communication, l’éducation et la culture scientifiques et industrielles, 2003, Chamonix, FRA. Actes JIES. Chamonix, FRA, 2003. v. XXV. p. 165-172.
  • SPIEGEL, Carolina ; ALVES, G. G. ; CARDONA, Tania ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Célula Adentro – Uma Estratégia lúdica para o Ensino Médio de Biologia Celular.. In: Congresso Luso-Brasileiro de Integração de Morfologia Celular, 2000, Goiânia – GO. Congresso Luso-Brasileiro de Integração de Morfologia Celular, 2000. v. 1.
  • SPIEGEL, Carolina ; ALVES, G. G. ; MENDES, C. L. S ; COUTINHO, C. M. ; CARDONA, Tania ; HENRIQUE-PONS, A. ; ARIAR, L. E. Z ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Educação científica através da pesquisa – modelos e jogos como novas estratégias para o ensino de biologia celular.. In: II Congreso Iberoamericano de Educacion e Ciencias Experimentales, 2000, Córdoba – Argentina. II Congreso Iberoamericano de Educacion e Ciencias Experimentales, 2000. v. 1. p. 1-1.
  • SPIEGEL, Carolina ; ALVES, G. G. ; PONS, A. H. ; CARDONA, Tania ; ARAÚJO-JORGE, T. C. . Evaluation of a game-based strategy for Cell Biology teaching on high-schools.. In: International Conference on Science and Mathematics education, ICSU Meeting., 2002, Rio de Janeiro, 2002.

Quem somos

O jogo Célula Adentro foi desenvolvido no Instituto Oswaldo Cruz, por um grupo composto de cientistas, pesquisadores da área de ensino, professores dos ensinos médio e superior e estudantes de pós-graduação.

Clique aqui e conheça quem são os responsáveis pelo jogo Célula Adentro.

Você é Professor?

Se você é professor não deixe de conferir nossa Área do Professor. Lá você encontra todas as informações necessárias para para usar o jogo em sala de aula.