A cooperação pode promover uma aprendizagem mais ativa, estimulando o pensamento crítico, desenvolvendo capacidades de interação, negociação de informações e resolução de problemas.
A sociabilidade dos indivíduos também é aumentada na cooperação, já que todos devem aprender a dialogar organizadamente, resolver conflitos democraticamente, dividir tarefas e levar em consideração outras idéias (Johnson & Johnson, 1994).
Nossa equipe acredita que a melhor maneira de jogar o Célula Adentro é de forma cooperativa. Nessa estratégia, os jogadores trabalham em equipes que cooperam para solucionar o Caso tendo como único adversário o tempo.
Os resultados das pesquisas e avaliações do Célula Adentro jogado de forma cooperativa mostram que os alunos:
- não sentem falta da competição.
- reconhecem que trabalhar em grupo facilita o aprendizado
- citam mais a diversão como um aspecto positivo do jogo do que quando estão competindo.
Além disso, avaliamos que jogar cooperando funciona, pois o desempenho do grupo e de cada aluno é igual ou maior do que competindo (Melim e cols., 2009).
Dessa forma além de trabalhar aspectos relacionados à cognição, a cooperação estimula a participação de todos os alunos durante a atividade e exercita a capacidade dos alunos lidarem com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, sem que se perca o caráter lúdico do jogo.