Este jogo foi formulado baseando-se na abordagem do aprendizado pela solução de problemas (PBL – Problem Based Learning) (Pozo, 1998; Stevens e cols. 2005). Neste tipo de estratégia, os estudantes devem colaborar para resolver situações-problema.
Ao jogar o Célula Adentro o aluno deve ser capaz de pesquisar, buscar informações, abalizá-las e selecioná-las, em lugar de praticar exercícios de memorização.
Utilizar atividades investigativas como ponto de partida para desenvolver a compreensão de conceitos é uma das maneiras de levar o aluno a sair de uma postura passiva, tornado-se mais participativo no processo de aprendizagem e ativo sobre o seu objeto de estudo (Carvalho e cols., 2004).
Para saber mais, confira a seção Links e Leituras para ver a bibliografia recomendada.
O jogo Célula Adentro se inspira na metodologia do Ensino Baseado na Solução de Problemas (do inglês PBL - Problem Based Learning).
Diferente de abordagens educacionais mais tradicionais, envolvendo somente aulas expositivas, o ensino baseado na solução de problemas envolve a discussão entre pequenos grupos de estudantes, discussões essas apoiadas e facilitadas pela figura do tutor ou professor (Aspy e cols., 1993).
Os estudantes são desafiados a formular suas próprias teorias, relacionando resultados, idéias e conceitos previamente descritos.
Confira links e bibliografias sobre Jogos educativos e PBL na seção Links & Leituras.