O professor desempenha um papel fundamental antes, durante e após a partida. Apresentaremos aqui algumas sugestões que ajudam a tornar o jogo mais eficiente e divertido. Como o tempo de aula é normalmente curto, é importante uma rápida separação dos grupos e uma explicação clara das regras do jogo.
Grupos: 4 duplas ou trios por tabuleiro.
Pistas: salientar a importância dos alunos coletarem e lerem o maior número de Pistas possível (de preferência todas as 10 Pistas de cada Caso). Os alunos devem ser orientados para escreverem no Caderno de Anotações apenas um resumo da Pista. Eles não devem copiá-la, pois isso comprometeria o dinamismo do jogo, sem aumentar as chances de resolução do Caso.
Solução: lembrar os alunos da importância de incluir na solução as evidências que os levaram a formular aquela hipótese.
Partida: é comum os alunos solicitarem ajuda do professor para entender as Pistas. Não aconselhamos que isto seja feito, a menos que eles tenham uma carta de sorte “ajuda do professor”. A busca autônoma das respostas pelos alunos estimula a discussão nas equipes e, em geral, à medida que vão conseguindo outras Pistas, suas dúvidas são esclarecidas. A idéia do jogo é que os alunos tenham tempo para ler, interpretar, discutir e raciocinar para poder elaborar suas próprias conclusões. Os problemas de interpretação que eventualmente permanecerem até o fim da partida serão sanados no momento da discussão após a partida.
“Jogando contra o tempo” – deve-se fazer um controle rígido do tempo, para que ele seja um desafio real. O momento de escrever a solução também é importante para que os alunos desenvolvam e pratiquem a interpretação, síntese e articulação de idéias. Mesmo que não cheguem à solução totalmente correta, a discussão em grupo é sempre uma boa oportunidade para organizar, consolidar e estruturar as idéias.
“Forma competitiva” – a regra indica que a partida acaba quando a primeira dupla apresentar uma solução correta para o Caso. Sugerimos, porém, que o professor dê mais tempo para que outras duplas tentem escrever suas soluções – mesmo que ainda não tenham coletado todas as Pistas. Eventualmente se pode fazer algum tipo de pódio, com diferentes colocações.
Consideramos a discussão como parte do jogo do ponto de vista pedagógico, apesar de ocorrer após o final da partida. É nesse momento que o professor desempenha um papel fundamental: discutir as dúvidas dos alunos acerca dos conteúdos das Pistas, além de levantar questões sobre o Caso e/ou temas do programa de ensino a ele relacionados. Para isto o professor deve coordenar a discussão, apresentando Pista por Pista para garantir que as dúvidas, questionamentos e curiosidades em relação ao vocabulário, aos gráficos, experimentos e o papel de cada Pista no Caso, sejam abordados.