Área do Professor

Objetivos Pedagógicos

O Jogo foi desenvolvido por um grupo de educadores e pesquisadores das áreas de Bioquímica, Biologia Celular e Ensino que se uniram para criar uma estratégia que pudesse resgatar o prazer da descoberta e do aprendizado, por meio de uma atividade lúdica que estimulasse o raciocínio e o trabalho em grupo.

Os principais objetivos deste jogo são:

  • Convidar os alunos a serem mais ativos no processo de aprendizagem;
  • Oferecer uma oportunidade interativa e lúdica para aprender Biologia;
  • Estimular a curiosidade e o trabalho em equipe, a discussão e a troca de idéias;
  • Promover a interpretação de dados científicos, sua linguagem e representações (gráficos, tabelas, imagens)
  • Simular, até certo ponto, etapas do processo de pesquisa científica, estimulando os alunos a relacionarem diferentes informações para a resolução de um problema.

O Jogo Célula Adentro traz para a classe a discussão sobre temas importantes, interessantes e atuais sobre a célula, sua fisiologia, função, evolução, interação com outras células e microrganismos.

As Pistas contêm resultados de experiências, introduzindo formas de apresentação de dados comuns na linguagem científica: gráficos, tabelas, micrografias, sempre tendo como objetivo o uso destes recursos em associação com uma linguagem acessível aos estudantes.

O jogo não pretende substituir o professor em sala de aula, e sim servir como um instrumento adicional para estimular os alunos. O clima de descontração gerado pelo “jogar” em grupo é fundamental para o processo de aprendizagem.

Testado e Aprovado

Antes de ser distribuído, o jogo Célula Adentro foi testado em diversas instituições de ensino médio e superior.

Os resultados de nossas avaliações foram publicados em revistas internacionais especializadas em educação em ciências, e apresentados em diversos congressos e simpósios da área.

A lista de publicações oficiais das avaliações do Célula Adentro estão na seção O Jogo » Publicações.